domingo, 19 de abril de 2009

Características do crescimento económico moderno

Inovação tecnológica, aumento da produção e da produtividade e diversificação de produção
A aceleração do crescimento económico está associada ao processo de inovação tecnológica. A Revolução Industrial veio confirmar esta relação e as inovações tecnológicas (máquina a vapor e caminho-de-ferro) resultantes desta revolução permitiram aumentar o ritmo de produção (no mesmo espaço de tempo produzem-se mais bens e serviços) proporcionando ganhos de produtividade por trabalhador (cada trabalhador passou a produzir em média mais unidades do bem no mesmo período de tempo). As inovações, ao permitirem aumentarem a produtividade do trabalho, contribuem para produzir bens a menores custos, permitindo o embaratecimento dos produtos, o que estimula e generaliza o consumo a toda a população.
Alteração da estrutura da actividade económica
O moderno crescimento económico, ao caracterizar-se pela aceleração do crescimento do produto, tem contribuído para modificações na estrutura da economia, isto é, na forma como os sectores da actividade económica participam na economia.
As modificações na estrutura da economia resultam das alterações ocorridas na composição sectorial da actividade económica e no modo de utilizar e de repartir o produto.
Alterações na composição dos sectores da actividade económica
As alterações ocorridas na composição sectorial da actividade económica surgem porque o moderno crescimento económico provocou mudanças no contributo dos sectores da actividade económica para o produto do país e na utilização do factor trabalho.
As sociedades desenvolvidas passaram da fase em que o sector primário era o maior contribuinte para a fase em que se tornou o menor contribuinte para o produto e menor empregador do factor trabalho. O processo de crescimento económico provocou o desaparecimento da economia agrícola e substituiu-a pela economia industrial e, posteriormente, pela economia dos serviços. Estas transformações resultam do:
 Incremento da inovação e da sua aplicação, inicialmente aos sectores secundário e primário e só posteriormente ao sector terciário. O aparecimento de novas tecnologias, de novas matérias-primas, etc. e a sua aplicação predominantemente aos sectores industrial e dos serviços contribui para a maior produtividade, nestes sectores, e para o elevado peso dos mesmos na actividade económica;
Aumento do rendimento médio do indivíduo, que deu à sociedade maior poder de compra, permitindo-lhe satisfazer não só necessidades primárias, como a fome, mas também terciárias, como o lazer.
As transformações estruturais que tendem a acompanhar o processo de crescimento económico são descritas pelos economistas da seguinte forma: à medida que a economia cresce, diminui a parte de emprego dedicada à agricultura e aumenta a parte de emprego dedicada à área dos serviços.
O processo de crescimento económico provocou a terciarização da economia em resultado do aparecimento de serviços auxiliares da indústria: transportes, bancos, seguros. Este fenómeno está associado à crise dos anos 70, do século passado, e à parcialização das funções por parte das empresas industriais. Estas empresas passaram a concentrar-se na actividade principal, a produção, e contrataram outras empresas especializadas nos serviços. As empresas de serviços de limpeza, de restauração, de manutenção dos equipamentos, de auditoria jurídica, etc., prestam serviços às empresas industriais. As empresas industriais consideram estas soluções menos onerosas, pois não necessitam d ter trabalhadores afectos permanentemente à realização destas tarefas, com os inerentes encargos para a segurança social.
Por sua vez, as empresas do sector dos serviços contratam trabalhadores temporários e jogam com a entrada de imigrantes. Assim têm à sua disposição muitos trabalhadores a custos moderados. As empresas de serviços não surgiram só como auxiliadoras do sector industrial, por vezes competem com ele de forma violenta. Na distribuição, a luta entre as grandes superfícies e as indústrias é patente. A excessiva dependência das indústrias de centrais de compra ou de rede de distribuidores pode obrigar as indústrias a contenções muito grandes nos custos de produção.
Uma das formas utilizada pelas empresas para crescerem e ganharem dimensão é através do processo de fusão, isto é, a constituição de uma só empresa/sociedade a partir de duas ou mais sociedades.
A fusão de empresas pode realizar-se mediante a transferência do património de uma para a outra empresa, acompanhada da atribuição aos sócios de parte das acções ou quotas da nova sociedade, Outra forma de fusão pode realizar-se através da constituição de uma nova empresa que reúne o património das anteriores, sendo aos sócios atribuída parte das acções ou das quotas da nova sociedade.
O processo de fusão de empresas contribui para a concentração do capital e seu controlo (menos famílias detêm mais capital na sociedade) e para a redução da concorrência no mercado (menos empresas actuando no mercado podem manipular mais facilmente o preço de venda do bem).
EXERCÍCIO: Explicite, a partir do texto, a evolução dos sectores da actividade económica em Portugal.